Os estágios para tornar-se noiva

Oi gente, hoje quem escreve é a Dani! xD

Como este é o meu primeiro post oficial, me debati um pouco de como deveria fazer a minha grande entrada e, no final das contas, cheguei na conclusão de que quero começar suave.

Pensei muito, e decidi que vou começar falando sobre o ingresso da noiva no mundo do casamento, afinal de contas, é um momento muito decisivo na vida de uma pessoa né? A verdade é que as noivas aprendem a ser noivas, e por mais que a mulher se torne noiva na hora do pedido, ser noiva ainda é algo que se aprende.

Captura de tela 2012-12-06 às 16.16.36 copy

E na minha cabeça, sempre vi semelhança entre os 5 estágios do luto com o processo de tornar-se noiva. Parece até piada mas é verdade! A noiva passa pelos mesmos estágios de uma perda para amadurecer dentro do mundo de casamento e finalmente poder se dizer uma noiva preparada.

Então a verdade é que a noiva somente consegue assumir esse papel integralmente, com todos os bens e males desse ofício, depois que consegue sobreviver aos choques que só esse mercado tem a oferecer.

Digam se não é verdade: depois que passa a alegria e o choque do grande pedido, o casal descobre um mundo inteiramente novo do casamento. Nesse novo mundo, eles descobrem milhões de coisas novas que nunca nem sonharam com a existência, e se encantam a cada proposta de casamento. Entretanto, esse momento de êxtase inicial se perde quando se deparam com o preço de tudo. Quem diria que casar custa caro, hein?

desesperada_12803221

No primeiro momento, a noiva não consegue aceitar que tudo seja tão caro e é tomada pela indignação. Depois, quando ela consegue superar essa fase,  percebe que a raiva que tem diante das dificuldades não resolve o problema, e entra no estágio da depressão. E falem a verdade, qual noiva nunca passou pela fase em que quase desiste do casamento por achar que casar é simplesmente fora da sua realidade?

Mas a boa notícia é que passado essa fase, a noiva consegue ver o casamento com outros olhos, e tenta de todas as maneiras conciliar o que quer com o que pode ter. Então, é aquela maravilhosa fase (NOT!) onde a noiva desiste de desistir do casamento e ver que é possível sim casar, contanto que o casal corte uns convidados aqui, umas flores ali… abra mão de um enfeite de cabelo carérrimo, ou daquele carro de 1964 dos sonhos. E é nesta a fase em que a noiva começa a negociar consigo mesma sobre os compromissos que ela pode assumir e aqueles que não consegue assumir.

Depois de todo esse drama, a noiva finalmente consegue encontrar paz, deixando para trás os desesperos iniciais e enfrentando o casamento com consciência das suas possibilidades e limitação.

noiva2

Tudo bem que as coisas nem sempre acontecem nessa ordem, e as vezes, a noiva nem passa por todos desses estágios, mas a verdade é que não tem como não amadurecer depois de passar por tantas turbulências.

Ok, agora a grande pergunta: a noiva realmente só se torna noiva depois que passa por todos esses perrengues? Sim e não. Para saber o tipo da noiva que você é, é só ficar atenta aos sintomas! Se está na fase do “Não acredito que tudo é tão caro! Não é possível!”, você está em negação. Se você está na fase “Ai que ódio desse mercado de casamento! Tenho certeza que não vou conseguir realizar o meu sonho… É, acho que vou ter que desistir” (e desaba no choro), você está na fase da raiva e da depressão. E se você está na fase do “É, infelizmente vou ter que cortar umas pessoas dessa lista!” ou “De repente entrar no Corola do meu tio não seja tão pior do que entrar numa Mercedes 1965”, você está na barganha. E se você conseguiu chegar naquela fase do “Tudo vai dar certo! Tenho certeza!” mesmo diante de um plano de casamento completamente diferente do que tenha planejado inicialmente, você entrou em aceitação.

E eis o meu objetivo: ajudar as noivas a chegarem na aceitação com mais facilidade e menos altos e baixos! Então no próximo post continuo com pequenas dicas para evitar a maioria das situações listadas acima, então me aguardem! x)

Curtam o resto da semana! (E desculpa pelo post longo! Nos próximos eu doso melhor a minha tagarelice!)

Anúncios

5 pensamentos sobre “Os estágios para tornar-se noiva

  1. Nooossa, Dani!!! Identificou a “alma” de todas as noivas… hehe…
    As fases do Luto realmente é um processo em nossas vidas!
    Pra mim, talvez possa parecer um pouco mais facil pq minha irmã se casou recentemente e ela passou por todas essas fases… Eu acompanhando, claro…
    Agora que chegou minha vez, apesar de saber “os caminhso das pedras”, o processo é o mesmo!!!
    Adorei ler e me identificar!
    Bjus e bom fds.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s