Qual o melhor horário pra se casar?

Resolvendo os pormenores do casamento, é importante definir todo o contexto pra depois definir qual vai ser o estilo de festa,de decoração, de vestuário, de comida… O horário influencia demais em todas as escolhas e é por isso que ando pesquisando bastante sobre esse assunto nesses dias.

Bem, a resposta pra pergunta lá em cima é: depende do que você quer. Primeira coisa é levar em consideração onde que você vai casar. Tem iluminação suficiente pra fazer o casamento à noite sem “matar” as fotos e o vídeo? Tem um ambiente arejado ou será que sendo o casamento de dia os convidados iam desidratar de tanto suar ou ficar com insolação (acredite, acontece)? Essas e outras perguntas vocês devem fazer a vocês mesmos.

Vamos simplificar as opções:

  • Casamento matutino (de manhã): Essa é uma excelente opção pra quem é mais romântico. Os locais mais indicados são ao ar livre, como chácaras, fazendas, clubes, buffets, dentre outros. Os casamentos ao ar livre devem receber uma cobertura dependendo do horário, caso o sol esteja muito forte e também pra estar preparado pra uma possível chuva, dependendo da época do ano. A decoração nesse caso pode ser bem simples, e os trajes mais discretos, sem muito brilho. A dica é que o casamento seja iniciado das 8h às 10h, e em seguida um almoço para os convidados.
  • Casamento vespertino (à tarde): O casamento pela tarde é bem semelhante ao da manhã, é importante que haja uma tenda. Procure verificar o tempo para esses casamentos. No pôr-do-sol, a praia pode ser uma ótima escolha. Nesse caso os trajes devem ser mais soltos, leves e discretos. Em relação ao cardápio, os especialistas indicam um coquetel mais light.
  • Casamento noturno (à noite): Nesse caso não há tantas restrições, a igreja é o mais adequado, ou ambientes fechados devido ao friozinho da noite. A decoração é mais marcante e o brilho realmente toma conta. Os trajes geralmente são mais formais. Um jantar ao final do casamento para receber os convidados é uma excelente opção.

Se o teu negócio é economizar, então dê preferência a fazer o casamento antes da 20h, pois o formato não pede uma decoração luxuosa, as comidas podem ser mais simples e até os salões de Brasília costumam dar um desconto relevante pra quem termina a festa antes das 22h. Já vi em alguns lugares. Então, antes de escolher o horário, procure fazer um orçamento para que tudo saia como o programado.

Uma dica muito, muito “das boa” é que você acesse esse site aqui SunriseSunset.com e descubra qual o horário aproximado que o sol vai se pôr no dia do seu casamento e a partir daí decidir o que você quer.

Eu mesma tô muito dividida, porque o lugar que a gente vai se casar, Villa Regia (clique no nome pra ver o perfil deles) é lindo de dia, mas também tem um jogo de luz maravilhoso à noite (e quem me conhece sabe que eu amo luzes, muito romance, muita magia! hahaha ). O problema é que um fato que eu já comentei aqui no blog é que definitivamente as fotos ficam mais bonitas com a luz natural do sol, ao invés de luz artificial. Então sei lá, tô meio dividida! Mãaass ainda acho que vou acabar correndo atrás do pôr-do-sol mesmo.

Muitos casais de noivos têm optado por casamentos no final da tarde para assim ter o melhor de cada horário: a luz do sol que deixa mais linda as fotos do making of, da decoração e principalmente da cerimônia e fotos protocolares dos noivos, pais e padrinhos. E ao mesmo tempo a luz da noite, suas estrelas, luzinhas e velas para a hora da pista de dança. Nesse caso, a Fernanda Floret do blog Vestida de Noiva fez uma matéria interessantes sobre o assunto:

Mas qual horário marcar no convite? Esta é a maior dúvida das noivas e por isso conversei com duas fotógrafas experientes em casamentos em todos os horários, a Rejane Wolff e a Fernanda Petelinkar (da dupla Fernanda e Sharon). A dica é: para meses sem horário de verão, o ideal é marcar no convite o início da cerimônia para às 16h, sabendo que em geral sempre acontece meia hora de atraso, a noiva deve entrar às 16h30, horário suficiente para todas as fotos.

“ah, mas eu não vou atrasar”, costumam dizer algumas noivas. O problema é que hoje em dia os convidados quem atrasam, e como nenhuma noiva quer entrar com cerimônia vazia, sempre há uma espera de meia hora. Há ainda os fatores que você não controla, os famosos imprevistos: a maquiagem e cabelo podem demorar mais do que o previsto, o vestido pode sujar e ter que ser limpo, algum casal de padrinhos pode atrasar e você ter que esperar.

Marcar às 17:00h ou 18:00h costuma ser o maior erro das noivas que querem se casar ao pôr do sol, tendo em vista que em muitos dias às 18:00h já está noite, e que tem os tais imprevistos que podem atrasar o horário da cerimônia.

E se o casamento for distante da cidade? Casamentos em fazendas ou locais em que os convidados levarão mais de 1h em locomoção devem ter maior cuidado, talvez marcar o horário com 45 minutos de antecedência, já que os convidados costumam atrasar mais ainda.

Devo destacar que no caso dessa matéria, as fotógrafas estão falando da cerimônia ser toda no claro, dar tempo para depois dela ainda tirar algumas fotos no claro e só depois escurecer. No meu caso, eu gosto é do jogo de luzes na cerimônia mesmo, não só na recepção depois. Então me apeguei mais à dica a seguir.

Li no Finíssimo que o Marcelo Lourenço, que trabalha com casamentos desde 2001 e realiza cerca de 50 por ano, disse em uma entrevista que se a noiva quiser aproveitar a virada do dia para realizar o wedding com um lindo pôr do sol, a dica é colocar no convite que o casamento começará às 16h30, com cerimônia às 17h se encerrando às 18h e depois festa.  Achei a dica boa, mas tive amigas que realizaram nesse horário e não pegaram nadica de pôr-do-sol, o sol se pôs quando já estávamos no jantar. Aí que é bom checar no Sunrise Sunset, né? Pra confirmar. Até porque em final de ano, tem uma época que são 20h e o sol tá começando a se pôr aqui em Brasólia, né? Quem nunca percebeu? Desde que fiquei noiva, tô muito mais atenta e assustada com essas loucuras do tempo. hehehe

E é isso, gente. O texto ficou grandinho, mas peguei todas as dicas que achei mais úteis e compactei. (:

 

P.S.: Quem tiver dificuldades em navegar no Sunrise Sunset por ser em inglês e tal, não estiver encontrando onde se consulta a sua cidade e etc, pode me perguntar que eu ajudo! (;

Anúncios

18 pensamentos sobre “Qual o melhor horário pra se casar?

  1. Rafa, quero o pôr-do-sol durante a cerimônia, mas tenho receio de que quando a cerimônia terminar já vai ter escurecido totalmente =/

    E gostaria que as fotos oficiais ainda tivessem um pouquinho de luz do dia.
    Como não posso controlar, vou colocar no convite 16h ( o local é distante) e vou fazer de tudo para começar 17h.

    Bjuu

  2. Só tenta não atrasar mais que uma hora pelo respeito aos que chegaram pontualmente, Magda… Como você pretende ter esse atraso prolongado, é bom deixar uma música ambiente agradável tocando, deixar água e alguns aperitivos para os que estão esperando… Enfim, procurar artifícios pra tornar a espera menos chata!
    Você viu que começando às 17h corre o risco de a cerimônia terminar já a noite, né? Se você quiser aproveitar a claridade para fotos pós-cerimônia, talvez seja bom adiantar meia hora o teu programa, né? ;)
    Beijo!

    • Pois é, são vários dilemas Rafa! Os fotógrafos recomendaram que o casamento comece às 17h considerando que eu quero que o pôr-do-sol ocorra durante a cerimônia, pois o local do altar será justamente em frente ao pôr-do-sol. Como será uma cerimônia evangélica, imagino que terá em média 2h de duração, isso dependerá muito do pastor. Só que tanto pela vontade de ter as fotos com a luz do dia ainda e pelo cardápio escolhido para o buffet, um brunch, seria ótimo também que o casamento terminasse mais cedo. Ainda mais que o local deve ser entregue até às 22h30.

      o OUTRO dilema é a espera. Eu quero muito que tudo comece pontualmente, mas por ser em um local distante para a grande maiorida dos convidados, acredito que preciso colocar no mínimo 1 hora de antecedência no convite. Fico muito triste por isso, pois sei que existem pessoas (poucas) que chegaram pontualmente e terão que esperar. Por isso vou adotar medidas para que tenham música e água disponível.

      Adorei o post! Excelente, mesmo já tendo lido anteriormente os que você citou, foi muito esclarecedor.

      Bjuu

      • Menina do céu, eu já fui em um casamento lá que perdi a cerimônia por ter me perdido. Fui inventar de ir sozinha, sendo que não sou muito bem localizada e fui parar no acostamento chorando e ligando pro meu noivo que tava em tratamento em SP pra ver se ele conseguia me ajudar. Foi patético, imagina só. hahahahaha
        Mas não quero te desanimar, só eu que perdi a cerimônia por isso. Se quer uma dica, faça um mapa mais bem detalhado do que o que tem no site deles que é muito ruim e omite muita informação pra quem não conhece aqueles lados. Se você fizer um mapa bonitinho e uma explicação bem detalhada do caminho, lá nem é tão longe assim, não vai ter erro! :) Minha amiga que casou lá pegou exatamente o pôr-do-sol. Perguntei pra ela e ela contou que no convite tava 16h30, começou 17h20 e durou 1h a cerimônia. Talvez uma solução pra você seja encurtar um pouco a cerimônia, pros teus convidados não se cansarem tanto e morrerem de fome. 2h de cerimônia eu particularmente acho cansativo, mas isso é pessoal. ;)

      • Eu morro de perder o pôr-do-sol x)
        Escolhi o local justamente por acreditar que foi a melhor visão do pôr-do-sol que poderia ter entre todas as opções que pesquisei.

      • RSRRSS…. desde quando fui lá a primeira vez percebi a necessidade de um mapa em anexo ao convite, eu ia colocar o deles mesmo, mas vou acatar sua sugestão advinda de experiência própria para fazer um melhor :) Muito obrigada!!
        Então rafa, da minha parte só haverá a entrada do noivo e noiva com os pais e a dos padrinhos, tudo bem rápido mesmo. Não vou acrescentar outros momentos nem 1.000,00 músicas. Mas eu não conheço a forma de celebração do meu pastor, ainda não estive em um casamento celebrado por ele, por isso não sei quanto tempo levaria. Eu queria que tudo no máximo fosse 1h15m.

      • O casamento da sua amiga Alexandra foi tão lindo! Não a conheço, mas tenho as fotos guardadas aqui como inspiração. Até procurei o Estúdio Cabine, mas o orçamento foi SURREAL! =/
        Obrigada Rafaela pelas dicas e conselhos, ajudou bastante!

  3. Pois eh Rafa, nós ainda não sabemos o horário que colocaremos no convite =/
    Queremos pegar o por-do-sol no início da cerimônia e quando quero que já esteja de noite, pq quero fogos kkkkkk e sparkles! Vc acho que é muita coisa??kkkkkkkk
    Eu me caso em Junho do ano que vem, e não lembro que horas acontece o pôr do sol =(
    E pelo o perfil da família eu sei que acontecerão atrasos…=(
    Não sei o que eu vou fazer.
    Bju!!

    Adoro o seu Blog, toda vez que tem post novo, já leio direto no meu e-mail, kkk! Parabéns ele está lindo!

    Karla Carvalho

    • Eu não acho que seja muita coisa não, acho a coisa mais linda! Já meu noivo, quando viu uma foto que amei e mostrei pra ele com tochas, lanternas e sparkles, ele falou pra mim que achava exagerado, mas que se eu quisesse não tinha problema. Homem tem a tendência de ser mais simples, mas se o teu aprovar tb, Karlinha… Quem tem que gostar da festa são vocês dois, porque a festa é pra vocês e não pros outros! Que dia exatamente você casa? Posso consultar lá no site que horas que vai ser o pôr-do-sol.
      Eu quero algo semelhante a voc… A minha família e a do Marcos são pontuais e até um tanto intolerantes com atraso, mas eu sei que se a gente atrasar só meia hora, a cerimônia ainda vai estar vazia porque a minha igreja tem o costume péssimo de se atrasar uma vida. Então eu penso em marcar pra 16h30, pra cerimônia começar 17h15. Mas ainda não tenho certeza.

      • Já faz um tempão já que estamos apaixonados pelos Sparkles!!=D Na verdade mesmo, “o noivo” sempre vai achar que as coisas são um pouco D+!kkk O André era assim no início, mas com esse tempão que temos de noivado e falando sempre sobre casamento, ele já começou a ser mais criterioso e dar umas opiniões mais significativas, deixando de lado aquele – “vc quem sabe mô”!!kkk
        Quem é intolerante com horários é o NOIVO!!Não posso atrasar de jeito nenhum.rs, mas não é a sua igreja não, creio que sejam todas!! =P
        Então Rafa…meu casamento será no dia 15 de junho do ano que vem…Se puder me ajudar olhando o horário do Pôr-do-sol, eu te agradeço!\o/
        Eu estava pensando que nem vc, marcar a cerimônia umas 16h30 e começar umas 17h30 (O período de espera no meu caso tem que ser maior, conheço meus convidados)….
        E seu dia de noiva? Já pensou?Eu estou muito em dúvida…estou esperando o CasarModa pra fechar lá ou depois!!
        Mas muito obrigada!!Grande Bju

      • Ka, dia 15 o sol vai se pôr às 17h48, mais cedo que o normal. Claro que isso aqui é só uma previsão, né… Não dá pra apostar todas as fichas nisso. Mas dá uma ajuda, né?
        Quanto ao salão, tô com 3 finalistas aqui na minha planilha, mas ainda não fechei não. E vc, tem pelo menos idéia? Viu a “degustação” que vai ter lá no Chez Marie?

        Beijo!

  4. Retificando: “Queremos pegar o por-do-sol no início da cerimônia e quando acabar, quero que já esteja de noite, pq quero fogos kkkkkk e sparkles! Vc acho que é muita coisa??kkkkkkkk”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s