Porque descartamos o mês das noivas

Pra quem não sabe, eu e o Marcos já tivemos duas datas marcadas pro nosso casamento. Mas com o tratamento dele se prolongando, tivemos que adiar e adiar, até decidirmos relaxar e viver uma coisa de cada vez. Escolhemos esperar os resultados do check-up médico que ele fez e que vão sair agora no início de Outubro. Se o exame não der nadinha, vamos marcar a nossa nova data. Se der, aí ele vai ter que voltar ao tratamento oncológico e o nosso casamento continuará suspenso. Mas em nome de Jesus, isso não vai acontecer! Temos fé e estamos descansando em Deus quanto a isso.

Como, se der, queremos casar no primeiro semestre de 2013, Maio me veio muitas vezes na cabeça. Mas alguns me advertiram que não era muito legal a escolha, então comecei a pesquisar e achei esse texto abaixo bem esclarecedor. Espero que ajude você que também ficou em dúvida como eu. E qual é o nosso novo mês preferido? Abril, mas vamos esperar as coisas se desenrolarem um pouco mais! hehe

“Maio ainda é chamado de “mês das noivas”, mas, ao contrário do que muitos pensam, este mês não é mais o preferido pelos noivos para a celebração do casamento. O mês vem perdendo seu prestígio devido a questões econômicas, já que em dezembro o trabalhador recebe o 13º salário e férias, que contribuem para as despesas da celebração.

De acordo com os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o mês mais requerido para casamentos é dezembro, o segundo preferido é setembro e o terceiro mais escolhido é maio. Em 2004, foram registrados 105.133 casamentos em dezembro e 70.502 uniões em maio.

O notário e registrador do 2º Ofício Extrajudicial de Nova Xavantina, Marcos Roberto Haddad Camolesi, enfatizou que maio não é mais o mês das noivas, devido ao aumento dos casamentos civis no mês de dezembro. Para ele, o motivo é simples: nesse período de final de ano os noivos contam com o reforço do 13º salário e do período de férias.

”Apesar da variação na busca de habilitação de casamento em um serviço registral, pode-se destacar os meses de novembro e janeiro, principalmente pelo fato do casamento, tanto na esfera cível como na esfera religiosa, envolver um gasto financeiro onde muitas vezes o valor é relativamente alto para a grande parcela da população”, detalhou ele.

A influência da Igreja, a consagração como o mês de Maria e a comemoração do Dia das Mães no segundo domingo do mês, são fatores que fizeram maio ficar conhecido como “mês das noivas”. É o que afirmou a organizadora de eventos da Beautiful Day, Ligia Pontes, aconselhando aos noivos a escolher a data do casamento de acordo com o mês que se conheceram, que começaram a namorar ou o mês dos namorados, devido ao clima de romantismo.

Segundo a assessora de eventos Cinthia Rosenberg, casar em maio é considerado chique no Brasil, por ser outono e a temperatura estar mais agradável. “Financeiramente, é o mês que tudo fica mais caro, principalmente a parte de decoração floral, por ser perto do Dia das Mães e, se for mais para o final do mês, fica próximo ao Dia dos Namorados, que é dia 12 de junho”, explicou.

“Os noivos que quiserem casar em maio precisam planejar com bastante antecedência. Antes de escolher qualquer fornecedor, marquem a igreja e o local da recepção. O importante são os detalhes que serão colocados no casamento, que farão ele ser inesquecível”, disse Ligia.

Para Solange Caramel, um dos meses mais aconselháveis para o casamento é dezembro, pois os noivos têm férias, é verão e época de festas e confraternizações das empresas. “Setembro também é bem interessante, devido ao início da primavera, não é uma época tipicamente chuvosa e as flores estão abundantes e variadas, portanto, com melhor preço”, concluiu.

Confira as vantagens e desvantagens em casar no mês de maio (por Ligia Pontes):

Vantagens:
– Clima agradável da estação outono
– Mês sem chuvas
– Tradição
– Romantismo
– Realização de um sonho

Desvantagens:
– Valor alto dos orçamentos
– Não conseguir agendar o casamento na igreja desejada
– Dificuldade em encontrar o salão de acordo com o orçamento
– Dificuldade em encontrar profissionais com datas disponíveis
– O planejamento do casamento deve começar com um ou dois anos de antecedência”

Fonte: Ponto dos Noivos

Anúncios

7 pensamentos sobre “Porque descartamos o mês das noivas

  1. Eu me casei em julho! Quando estavamos decidindo o mês, fizemos questão de ser em uma época que não havia possibilidade de chover! Mas essa escolha também depende do tipo de cerimônia que o casal quer!

    • Pois é, Thaís… Já pensamos muito nisso. Fico no impasse entre casar numa igreja grande, convidar quem queremos à vontade e não nos preocuparmos com chuva ou fazer o casamento que desde pequena sonhei ao ar livre, mas pra menos gente porque o $$$ não dá pra muitos e ainda com essa tensão do “chove, não chove”. Não é fácil, não! hehe

      • Rafa! Eu sempre quis casar na igreja, logo, esse problema não tive. Preferi justamente isso, convidar todos que são importantes para mim, meu marido e nossos pais. Se quiser, depois me passa seu email! Eu te explico como fiz (teve uma recepção simples no próprio salão da igreja). Nossa lista ficou em 500 convidados. Isso porque meus pais quiseram chamar muita gente da igreja que eles frequentam e eu e meu marido temos famílias muito grandes! Muito mesmo!

    • Casei na Igreja Presbiteriana de Brasília. A Igreja tinha exatamente o tamanho que precisavamos! E lá tem um salão de festas, que não seria suficiente para uma recepção normal, mas fizemos apenas um coquetel volante! Acho que não coloquei muitas fotos, mas, se vc quiser, olha o meu blog (www.thaisvaicasarem2011.blogspot.com.br).

      • E se eu te disser que eles não deixam mais não-membros casar lá? Desde o início desse ano, acredita? Aí nem insistimos pra não dar desgaste. Gostamos muito da IPN, é a nossa opção caso não saia ao ar livre. (: Vi as fotos, lindo teu casório, menina! Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s